AULA DE MÍDIA OFF-LINE

EMENTA DA DISCIPLINA

Mídias na sociedade contemporânea: conceito, modelos, estrutura. Vantagens e desvantagens dos meios: TV, Jornal, Revista, Outdoor, Rádio Internet, Celular e outros. Institutos de aferição de audiência. Análise operacional.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

Apresentar a história dos veículos de publicidade, datas e fatos marcantes dos principais meios de comunicação, situação atual do mercado midiático e as tendências e tecnologias dos setores de comunicação. Elaborar mapas de mídia e disponibilizar cases de grandes agências para discussão em sala.

CONTEÚDO PROPOSTO

UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO Á MÍDIA A história dos meios de comunicação Tendências e tecnologias que moldam os veículos no mundo Análise do mercado midiático no Brasil contemporâneo

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO Á MÍDIA

  • A história dos meios de comunicação
  • Tendências e tecnologias que moldam os veículos no mundo
  • Análise do mercado midiático no Brasil contemporâneo

UNIDADE 2 – OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E OS VEÍCULOS PUBLICITÁRIOS

  • Características e Formas de Comercialização
  • Pontos fortes e pontos fracos dos meios mais

UNIDADE 3 – TÉCNICAS PARA PROGRAMAÇÃO DE MÍDIA

  • Audiência
  • GRP
  • Freqüência
  • Cobertura
  • Qualificação
  • Cálculos de GRP e COM

UNIDADE 4 – RECURSO TÉCNICO E INSTRUMENTAL DE MÍDIA

  • Pesquisa de mídia
  • Técnicas de criação para os veículos estudados.
  • Mídias alternativas

UNIDADE 5 – PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE DE MÍDIA

  • Desenvolvimento
  • Informações do produto
  • Análise de mercado
  • Objetivos de comunicação
  • Público alvo
  • Concorrência utilizados

UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO Á MÍDIA

  • A história dos meios de comunicação de massa
  • Tendências tecnológicas que moldam a comunicação
  • Análise do mercado midiático no Brasil contemporâneo