AULA DE MÍDIA OFF-LINE
EMENTA DA DISCIPLINA
Mídias na sociedade contemporânea: conceito, modelos, estrutura. Vantagens e desvantagens dos meios: TV, Jornal, Revista, Outdoor, Rádio Internet, Celular e outros. Institutos de aferição de audiência. Análise operacional.
OBJETIVO DA DISCIPLINA
Apresentar a história dos veículos de publicidade, datas e fatos marcantes dos principais meios de comunicação, situação atual do mercado midiático e as tendências e tecnologias dos setores de comunicação. Elaborar mapas de mídia e disponibilizar cases de grandes agências para discussão em sala.
CONTEÚDO PROPOSTO
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO Á MÍDIA A história dos meios de comunicação Tendências e tecnologias que moldam os veículos no mundo Análise do mercado midiático no Brasil contemporâneo
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO Á MÍDIA
- A história dos meios de comunicação
- Tendências e tecnologias que moldam os veículos no mundo
- Análise do mercado midiático no Brasil contemporâneo
UNIDADE 2 – OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E OS VEÍCULOS PUBLICITÁRIOS
- Características e Formas de Comercialização
- Pontos fortes e pontos fracos dos meios mais
UNIDADE 3 – TÉCNICAS PARA PROGRAMAÇÃO DE MÍDIA
- Audiência
- GRP
- Freqüência
- Cobertura
- Qualificação
- Cálculos de GRP e COM
UNIDADE 4 – RECURSO TÉCNICO E INSTRUMENTAL DE MÍDIA
- Pesquisa de mídia
- Técnicas de criação para os veículos estudados.
- Mídias alternativas
UNIDADE 5 – PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE DE MÍDIA
- Desenvolvimento
- Informações do produto
- Análise de mercado
- Objetivos de comunicação
- Público alvo
- Concorrência utilizados
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO Á MÍDIA
- A história dos meios de comunicação de massa
- Tendências tecnológicas que moldam a comunicação
- Análise do mercado midiático no Brasil contemporâneo