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Aula 03 – Mídia Impressa Revista

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MÓDULO 03

Mídia Impressa: Revista

Trilha de aprendizagem e recursos dessa aula

UM VEÍCULO DE VARIEDADES DESDE SUA CRIAÇÃO

A primeira ideia dessa mídia de que se tem notícia, já embutia o conceito de que revista era sinônimo de variedade. O objeto era igual a um livro, mas com assuntos variados, ainda que reunidos sob um mesmo tema, no caso a teologia. Enquanto os livros tratavam e geralmente tratam de um mesmo tema, a revista inovou, ao tratar de um mesmo tema com assuntos variados.

Chamava-se Edificantes Discussões Mensais a primeira revista de que temos registro. Nasceu em Hamburgo, em 1663, e era parecida com o Foreign Affairs de hoje em dia: o formato quase igual, o mesmo “jeitão”, uma sucessão de artigos em branco e preto. Não foi por coincidência que a revista surgiu na Alemanha, pois foi lá também que a tecnologia da imprensa foi criada.

A revista foi percebida pelo leitor como se fosse uma loja, onde as pessoas entram, escolhem e compram somente o que querem consumir. Na revista, acontece a mesma coisa, o leitor entra na revista, e escolhe o que quer ler. Daí o nome magazine pelo qual as revistas são conhecidas em alguns países da Europa e nos Estados Unidos.

A ideia deu certo sem nenhuma pesquisa de mercado, e a novidade da revista monotemática foi logo copiada. Em 1665, surgiu a revista francesa Jornal dos Sábios, sobre ciências, a revista inglesa Transações Filosóficas e em 1668, apareceu a italiana Jornal dos Literatos.

O passo seguinte foi a invenção da revista multitemática. Na França, em 1672, alguém teve a ideia de misturar assuntos muito variados, debaixo de um mesmo título, e inventou o que hoje chamamos de revista de interesse geral. O Mercúrio Galante publicava crônicas sobre a Corte, anedotas elegantes, poesia etc. mas levou vinte anos para que alguém inventasse a primeira revista feminina da história, em 1693, sempre na França. Pelo jeito, essa revista era aparentada com o Galante, porque se chamou Mercúrio das Senhoras, também tinha a crônica da Corte e poesia, mas mostrava desenhos de roupas, moldes para vestidos e bordados e também poesia. 

Dessa forma, fica fácil dizer que, do ponto de vista do marketing, as revistas nasceram segmentadas por temas como, teologia, ciências, literatura. O Mercúrio Galante inaugurou a seção de revistas segmentadas por mercado leitor, no caso, o feminino. O número de novas revistas se multiplicou pela Europa, onde o analfabetismo diminuía e o interesse por novas ideias crescia. 

O aparecimento das revistas nos Estados Unidos começou com uma história de ferrenha concorrência. Era 1741, e Benjamim Franklin estava para lançar no dia 13 de fevereiro a primeira revista do novo continente, chamada General Magazine and Historical Chronicle. Mas Benjamim tinha um concorrente nos negócios, que já ouvira falar da novidade. E foi assim que Andrew Bradford lançou o American Magazine, or Monthly View, três dias antes.

A briga sobre quem tinha sido o primeiro foi curta, porque a revista de Bradford durou três meses, e a de Franklin seis, aliás, as brasileiras também começaram com a mesma dúvida sobre quem teria sido a primeira. Em 1808 saiu o Correio Braziliense ou Armazém Literário. Quatro anos depois surgiu As Variedades ou Ensaios de Literatura, como ambos tinham aparência de livro, o Correio passou a ser o primeiro jornal, porque alguns historiadores acharam que Variedades obedecia mais a um espírito editorial de revista e ela virou oficialmente a número um da categoria.

Vantagens da mídia Revista

– Alto grau de seletividade geográfica e demográfica (segmentação): permite aproveitar momentos oportunos e veicular anúncios nas mais variadas classes sociais.
– Credibilidade e Prestígio: é um meio considerado referência de informação assim como o veículo Jornal.
– Alta qualidade de reprodução: imagens e peças publicitárias com muito mais qualidade se comparada com os outros meios impressos.
– Longa vida: uma revista pode ser lida no ato da compra ou até mesmo meses depois, diferente do jornal por exemplo.
– Boa circulação por leitores: uma revista em média é lida por 4 leitores.
– Mais informações: Oportunidade de fornecer informações mais detalhadas ao consumidor sobre o produto.


Desvantagens da mídia Revista

– O espaço deve ser comprado com muita antecedência: a complexidade na impressão e a concorrência de espaços, principalmente nas revistas mais importantes, fazem com que a o espaço publicitário seja reservado com antecedência.
– Certo desperdício de circulação: algumas publicações são compradas somente por uma determinada matéria, que depois de lida é deixada de lado, consequentemente as demais peças publicitárias das outras matérias não são observadas.
– Custo para o consumidor relativamente alto: por se tratar de uma publicação de alta resolução, o seu preço ao consumidor final ainda é alto, principalmente para as camadas mais baixas da sociedade.
– Audiência Moderada: Pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. Termo aplicado tanto para definir as pessoas que ouvem determinada emissora de rádio como as que assistem a determinado canal de televisão ou lêem determinado título de jornal ou revista.

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